Assembleia abre Ano Legislativo

A reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16 de fevereiro, com a presença do governador Jaques Wagner que, ao fazer a leitura da mensagem governamental, fez um balanço dos dois primeiros anos de governo.

Ao iniciar seu discurso, o governador fez uma retrospectiva de todos os projetos e programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, a exemplo do TOPA - Todos pela Alfabetização, que em um ano alfabetizou 171 mil baianos, número 70% superior ao previsto.

“Foi emocionante celebrar a formatura dessas pessoas e comemorar a inscrição de mais 404 mil na segunda turma. Vamos vencer o analfabetismo na Bahia e essa não é só uma determinação do governo, é de toda a sociedade”, enfatizou. Na área da saúde, Wagner citou a reforma de 15 hospitais e a construção dos hospitais da Criança e do Suburbio, além da ampliação do Samu -192.

Para encarar o cenário da crise financeira, o governador falou da criação da comissão tripartite, com a participação do governo, trabalhadores e empresários, a partir de uma reunião com centrais sindicais. Dentre as medidas adotadas, Wagner destacou a manutenção de obras de infraestrutura, a reestruturação da carreira dos servidores públicos e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, cujo investimentos chegarão a R$ 27 bilhões até 2010.

“Tudo isso gera e garante emprego, além de manter ativo o mercado de consumo interno. Apesar da crise, nosso governo pode se orgulhar de ter conseguido equilibrar e melhorar o perfil financeiro do estado. Graças ao esforço do nosso povo e o comando eficiente do presidente Lula, somos um país muito mais bem preparado para enfrentar crises”, destacou o governador.

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, deputado estadual Zé Neto, a expectativa é de que este ano legislativo seja bastante positivo. O parlamentar frisou a importância do debate e da transparência, ao mesmo tempo em que ressaltou a aprovação dos projetos de reestruturação das carreiras do funcionalismo. “Conseguimos aprovar projetos que mudam a situação de 75% dos 160 mil servidores do Estado. Esse é um passo de reconhecimento para a Bahia”, salientou.

Estiveram presentes deputados estaduais e federais, secretários de estado, vereadores, representantes do Tribunal de Justiça, autoridades civis e militares, entre outras.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323