Em razão da deliberação da Assembléia Geral de Docentes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), realizada no último dia 12, membros sindicais do Magistrado Superior, integrantes do Grupo Ocupacional Educação e representantes governamentais, firmaram acordo com o governo do Estado em reunião na Secretaria de Educação, na última segunda-feira (15).
O grupo apresentou um termo de acordo salarial com o pleito de incorporação da Gratificação de Atividades Acadêmicas - GEAA, no percentual de 11% ao vencimento, a partir de 2009, e a incorporação do restante da GEAA, sendo mais 6,9% em janeiro de 2010.
“É importante que as universidades apresentem eficiência e transparência, mantendo o debate pautado sob estas questões”, pontuou o deputado estadual Zé Neto (PT), que participou da interlocução.
O secretário de Educação, Adeum Sauer, garantiu a viabilização de alguns benefícios como a criação de um banco de dados pela secretaria da Administração do Estado (SAEB) contendo informações de apoio às comissões das associações das universidades estaduais, além da implantação de comitês estaduais para avaliação da educação superior. Este, de acordo com o secretário dará garantia a sociedade civil de participar das universidades.