Discutir e elaborar políticas públicas que contribuam para a reestruturação da cadeia produtiva do leite na Bahia. Esse é o principal objetivo do encontro “Caminhos do Leite na Bahia: desafio e oportunidades”, que irá ocorrer nesta quarta-feira (12 de novembro), do Hotel Fiesta, das 08h às 17h, em Salvador.
O evento, que contará com a presença do Governador Jaques Wagner, é o resultado do compromisso entre entidades públicas e privadas preocupadas com o desempenho da produção de leite no Estado. Estão envolvidos na proposta secretarias e órgãos estaduais, instituições públicas e privadas ligadas ao setor.
Além da apresentação do diagnóstico atual da cadeia leiteira, os participantes do encontro serão distribuídos
O objetivo é construir, a partir dos Grupos de Trabalho, a “Carta Caminhos do Leite”, que será entregue, na ocasião, ao Governador do Estado, e que apresenta, dentre outras propostas, a criação de um Fórum que funcionará como um canal específico e permanente de articulação entre os segmentos que integram a cadeia produtiva do leite e instituições governamentais federais, estaduais e municipais, com o propósito de aperfeiçoar as políticas públicas destinadas a estruturar e fortalecer a cadeia produtiva no Estado, ou a ativação da Câmara Setorial do Leite.
“Estamos produzindo 900 milhões de litros de leite por ano, consumindo 1,6 bilhão de litros, ou seja, 700 milhões de litros estão vindo de fora e o nosso produtor não tem onde vender o seu produto. Não precisamos dizer mais nada. É buscar resolver as deficiências de Cadeia e o Governo mostra disposição. Esse encontro tem tudo para ser um marco de diálogo de um novo tempo de leite na Bahia”, enfatizou o deputado estadual Zé Neto, que tem participado da articulação do encontro e debates referentes à Cadeia Produtiva do Leite, sendo um dos idealizadores do evento.