MST amplia debate sobre Reforma Agrária na Assembléia Legislativa da Bahia.

Cerca de 5 mil integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) da Bahia, lotaram o plenário, as galerias, o auditório e corredores da Assembléia Legislativa, no dia 17 de abril, para participar da Sessão Especial proposta pelo deputado Yulo Oiticica. O evento promovido para debater o avanço da reforma agrária no Estado, e lembrar os 11 anos do Massacre em Eldorado dos Carajás, no Pará, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e deputado estadual licenciado, Valmir Assunção.

Diversos deputados da base governista destacaram a importância da presença do movimento na Assembléia Legislativa. Para eles, a Casa vive um novo tempo de democracia participativa e uma mudança de postura atrai os movimentos sociais organizados para debater situações específicas. Entre os parlamentares, estiveram o líder do governo, deputado Waldenor Pereira(PT), o líder da liderança do PT na Bahia, Zé das Virgens e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, José Neto(PT), além do presidente do Partido dos Trabalhadores(PT), Marcelino Gallo.

José Neto, em seu discurso, falou que o MST não quer apenas espaço para plantar. “O Movimento Sem Terra quer espaço, para que as pessoas possam entender que neste país existe muita área para que possamos viver com dignidade e distribuir os frutos que podemos construir juntos”, disse. Ele ainda acrescenta que “a presença do Movimento na Casa não é simplesmente para defener um pedaço de terra, e sim, um novo modelo para o país, com inclusão social e toda a estrutura montada”.

Além da Sessão Especial na Assembléia Legislativa, os líderes do MST participaram no início da manhã de uma reunião com o governador do Estado, Jacques Wagner. Entre as conquistas anunciadas estão a construção de 3 mil novas residências e reforma de mais 5 mil casas; instalação de aproximadamente 11 mil pontos de energia elétrica nos assentamentos; duplicação da equipe de vistoria de lotes produtivos para a concessão de terra, liberação de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos necessários à melhoria da produção e R$ 3 milhões para a compra de sementes.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323