Mandato do deputado Zé Neto discute com Trabalhadores Rurais projeto de lei municipal que criou novos bairros em Feira de Santana

Seminário foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana

O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou nesta quinta-feira (1º) de um seminário na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana para discutir o projeto de lei da Prefeitura local que transformou alguns distritos da zona rural em bairros.

Segundo o presidente do Sindicato, José Ferreira, mais conhecido com Zé Grande, essa medida pode prejudicar mais de cinco mil trabalhadores rurais e, por isso, o evento foi organizado no sentido de orientar essas pessoas.

O encontro foi apresentado por Gerinaldo Costa, engenheiro e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que através da projeção de mapas, mostrou aos presentes os limites de cada bairro, o que permitiu aos trabalhadores rurais a localização de suas propriedades e identificação enquanto área urbana ou não.

Tarcísio Branco, chefe de gabinete de Zé Neto, se mostrou indignado quanto a essa medida aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e disse que não há justificativa para a transformação dessas localidades em bairros. Ainda segundo ele, “Feira é a cidade que tem a maior população rural da Bahia, aproximadamente 47 mil pessoas, e vai registrar, no próximo censo, uma queda drástica desse número”, salientando que os trabalhadores rurais sofrerão prejuízos quanto ao reconhecimento dos seus direitos, sobretudo, a aposentadoria rural e o acesso às políticas públicas do campo.

A lavradora Vera Lúcia Carvalho, moradora da área compreendida agora como bairro Cis Norte, disse que o projeto só traz prejuízos. “Para a gente da zona rural, dificulta a nossa situação de vida, nós como pequenos agricultores. Não há beneficiamento nenhum”, criticou.

O projeto, aprovado no dia 19 de junho, criou os bairros Pedra Ferrada, Mantiba, Registro, Chaparral, Vale do Jacuípe e Cis Norte, que antes pertenciam à zona rural.

Prejuízos

Segundo Zé Grande, além de prejuízos com a aposentadoria, visto que as localidades não serão mais reconhecidas como área rural, os trabalhadores poderão ter acesso restrito a créditos, financiamentos e todos os projetos sociais destinados à zona rural.

Mobilizações

A aprovação do projeto já rendeu algumas mobilizações na cidade, como a realizada na Mantiba, que reuniu cerca de 150 pessoas. Segundo Zé Grande, não está descartada a possibilidade de novas manifestações. “Se a comunidade toda quiser ir para as ruas, estamos dispostos a ir juntos”, antecipou. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323