A Escola de Magistrados da Bahia realizou na manhã de quinta-feira, 10 de julho, a posse do seu novo diretor, Juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva. O Juiz, que subistitui o Desembargador Manoel Moreira, foi nomeado pelo atual presidente da AMAB, Ubiratã Pizzani que acredita ter feito uma ótima escolha.
Em seu discurso o juiz empossado falou da honra em ter sido indicado ao cargo e se comprometeu a desenvolver as atividades com responsabilidade. “A alegria somou uma grande responsabilidade, pois não será fácil a tarefa de suceder o eminente Desembargador Manoel Moreira. Desempenharei minhas atividades na escola com dignidade e sei que não faltará colaboração dos meus colegas: Marcio Reinaldo Miranda Braga, Icaro Almeida Matos e Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira”, conclui.
Segundo o juiz Rosalvo Augusto possíveis parcerias com as melhores faculdades e cursos preparatórios de Salvador já estão sendo analisadas, mas as principais mudanças que acontecerão na Escola neste semestre é o retorno dos cursos preparatórios para o ingresso na magistratura e a realização de mini-cursos. “Desenvolveremos cursos com módulos de temas específicos como, por exemplo, a alteração no Código Penal”, disse o Diretor.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia - TJ, Silvia Zarif, recordou a época que foi diretora da escola e colocou o TJ disposição da nova direção. Ela ainda ressaltou o papel do magistrado, que segundo ela, deve ser atuante e desvinculado do Tribunal de Justiça. “Devemos pensar em um novo papel do TJ na escola que agora vai viver um novo tempo. As grandes escolas de magistrados pertencem às Associações dos Magistrados”, disse a presidente.
A mesa diretora da solenidade de transmissão de cargo foi composta pelo Desembargador Manoel Moreira; pela presidente do TJ, Silvia Zarif; pelo presidente da AMAB, Ubirtã Pizzani; pelo Deputado Estadual, José Neto; pelo Juiz Federal, César Fonseca; pela Procuradora do Estado, Joselita Leal; pelo Desembargador Bispo Santana; pelo Representante da AMB, José Carvalho; pelo Coordenador Geral dos Cursos, Icaro Almeida Matos e pelo Coordenador Administrativo, Márcio Reinaldo Miranda Braga.
Para o deputado Zé Neto, é importante prestigiar eventos dessa natureza e, principalmente, quando se trata de uma pessoa como o Juíz Rosalvo. “Além de comprovada a competência profissional do novo diretor, tem sido ao longo de sua tragetória como Juíz, um partícipe das construções democráticas e das necessárias sintonias com as questões sociais. Portanto, está em boas mãos a diretoria dessa escola, que tem papel relevante na construção da identidade do poder jurisdicional em nosso estado”, pontua.
Conheça o novo diretor:
Bacharel em Direito, pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, o atual diretor já passou pelas comarcas de Jiquiriçá, Entre Rios e Feira de Santana onde foi juiz 7ª Vara Civil, posteriormente da 2ª Vara de família e finalmente na 6ª Vara Cível. Ainda em Feira foi Juiz Eleitoral, atuou como coordenador do pólo regional e foi responsável pela propaganda eleitoral das eleições de 2004. Atualmente pertence a 5ª turma recursal do Juizado Especial, em Salvador.