Cachoeira vira sede do Governo do Estado por um dia

O deputado Zé Neto esteve na cidade participando das comemorações. Um dos desejos do povo baiano, segundo o parlamentar,  é colocar a data 25 de junho no calendário nacional, destacando o marco das lutas em Cachoeira no processo de independência da Bahia

Pela primeira vez na história da Bahia, a sede do Governo Estadual funcionou oficialmente em um município do interior. Esse marco aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira, 25 de junho, na cidade de Cachoeira, a 116 quilômetros de Salvador.

Além do governador da Bahia, Jaques Wagner, participaram do evento o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, deputados federais, reitores de universidades federais e estaduais, secretários de Estado, o gerente nacional de Comunicação da Petrobras, Wilson Santarosa, representando o presidente José Sérgio Gabrielli, prefeitos dos municípios que participaram com tropas da guerra de Independência da Bahia e representantes da sociedade civil de Cachoeira.

As comemorações começaram a partir das seis horas da manhã e foram até o fim da tarde. A transferência da sede do governo temporariamente, todos os anos nesta data, é prevista na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner.

O dia 25 de junho é o marco das lutas de Cachoeira no processo da independência da Bahia, quando a Câmara declara Dom Pedro como regente, com o povo marchando pelas ruas da então vila, enfrentando a pressão militar portuguesa.

Segundo o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, esta é uma data de grande valor histórico para a Bahia. “Esta deveria ser uma comemoração reverenciada por todo o povo baiano como acontece com o dia 2 de julho”, questiona.

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o objetivo desse gesto é, além de idealizar a transformação da data em nacional, resgatar a história da Bahia e os ideais daqueles que lutaram pela independência. “Essa homenagem no dia 25 de junho é papel dos governantes. Ensinar a história para nossas crianças, aos jovens, resgatar a história, os atos heróicos de pessoas que se movimentaram por um ideal e não gente que se movimentou por interesses menores ou particulares. É ensinar que vale a pena lutar por idéias e objetivos”, comenta.

Para o deputado estadual Zé Neto, que participou das comemorações, os parlamentares contribuíram bastante para concretizar o momento que a Bahia está vivendo. “Nós deputados demos total apoio para que esta data seja lembrada e mais que isso, tornar Cachoeira referência para a história de lutas desse estado. Não tenho dúvida de que em pouco tempo teremos uma das maiores referências de patrimônio histórico e cultural do mundo. Aqui mora a negritude, as raízes mais profundas desse povo baiano”, destaca.

A atriz Chica Xavier esteve em Cachoeira para participar do evento. Para ela, o acontecimento de 25 de junho de 2008 deve ser levado para as escolas. “Peço que este capítulo vivido hoje seja logo editado para os livros, os projetos de reciclagem de professores, para que a lei seja aplicada e divulgada por professores preparados para contar a nossa história. Isso será muito importante para a história do negro no Brasil e em Cachoeira, que é a base da Bahia”, opina.

Junta Governativa

Uma Junta Governativa foi instalada durante o 25 de junho no Centro de Convenções do Carmo, onde Wagner fez os despachos de governo que serão publicados no Diário Oficial, destacando a sede do governo na cidade.

Além da programação da Junta Governativa, também composta pelos prefeitos dos municípios do Recôncavo que em 1822 juntaram-se a Cachoeira no movimento de resistência que culminou com a independência baiana, as secretarias estaduais vão promover programações especiais na cidade até 2 de julho.

Ordens de serviço serão assinadas para a recuperação de estradas e atos de apoio à candidatura de Cachoeira e São Félix ao título de Patrimônio da Humanidade da Unesco. Além da Agecom e da Fundação Pedro Calmon, os seguintes órgãos vão enviar equipes para Cachoeira,para atuarem até 2 de julho: Gabinete do Governador, Casa Civil, Casa Militar, Polícia Militar e secretarias de Cultura (Secult), de Relações Institucionais (Serin), do Planejamento (Seplan), da Administração (Saeb), da Educação (SEC), da Saúde (Sesab), de Infra-estrutura (Seinfra) e de Turismo (Setur).

Integram ainda os trabalhos as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Promoção da Igualdade (Sepromi), além da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que vai promover uma regata em Cachoeira. A organização do evento é assinada também pela prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Cachoeira, além da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).  

Petrobrás

A Petrobras será parceira do Governo do Estado na restauração de diversas rodovias que cortam o Recôncavo e na implantação da rede subterrânea de distribuição de energia elétrica em Cachoeira, que substituirá a atual rede aérea. O governador assinou ordens de serviço para implantação e ampliação das redes de esgotos nos municípios do Recôncavo, além de acordos de cooperação técnica, entre eles os que vão viabilizar a implantação do Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte e a elaboração de um dossiê das candidaturas de Cachoeira e São Félix como Patrimônio da Humanidade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323