O deputado Zé Neto e Governo do Estado apoiaram a instalação da Pinacoteca da CDL
Os artistas feirenses ganharam, na noite de quarta-feira (28/05), um importante instrumento para levar seu talento até a comunidade. Foi inaugurada a Pinacoteca da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), um equipamento que contou com investimento do Governo do Estado e atuação decisiva do deputado Zé Neto.
O grupo de artistas foi selecionado por representar uma geração talentosa e vencedora, que divulga a cidade no mundo artístico, em países como a França, Alemanha, Espanha e Portugal. Os principais centros de artes do Brasil também já contemplaram obras destes artistas.
Além da possibilidade de visitar as telas pessoalmente na sede da CDL, a comunidade terá acesso a essas obras através do Catálogo da Pinacoteca, publicado com o apoio do Governo do Estado. O Catálogo reúne fotos dos quadros, dos artistas e um relato da carreira de cada um deles e estará disponível em bibliotecas, museus e escolas de belas artes espalhadas pelo país. A Pinacoteca também ficará à disposição das escolas públicas e particulares, para que as crianças e adolescentes conheçam os artistas da cidade e se interessem pelas artes plásticas.
O diretor da Empresa Gráfica da Bahia, Hélio Carneiro, esteve presente ao evento e parabenizou o presidente da CDL, Alfredo Falcão, pela iniciativa do projeto. Fez, também, um agradecimento especial ao deputado Zé Neto, por ter sido o interlocutor junto ao Governo Estadual para que o projeto saísse do papel e se tornasse uma realidade.
Alfredo Falcão também destacou e agradeceu ao deputado Zé Neto por ter acreditado no projeto “e por tornar esse sonho da classe artística local uma realidade”.
“Esse momento para mim é de muita alegria. Posso ver aqui pessoas de destaque na nossa cultura e que há muito tempo mereciam uma homenagem digna, pelo grande trabalho que sempre desempenharam para o desenvolvimento da cultura do nosso município. O Governo do Estado foi sensível à necessidade de colaborar com a Pinacoteca da CDL. Uma cidade sem a preservação da cultura e da arte não tem alma. Com a inauguração da Pinacoteca, ganha a CDL, ganha Feira de Santana e ganha a Bahia”, destaca o deputado Zé Neto.
O acervo da Pinacoteca é formado através das doações de artistas que se destacaram profissionalmente, priorizando a geração de 1970. Ao todo são 20 profissionais que representam quatro décadas da história das artes plásticas em Feira de Santana. São eles: Raimundo de Oliveira, Carlo Barbosa, Antonio Brasileiro, Caetano Dias, César Romero, Eduardo Carvalho, Gil Mário, Graça Ramos, Guache Marques, Jorge Galeano, Juracy Dórea, Leonice Barbosa, Luis Gomes, Luiz Humberto, Marcus Moraes, Maristela Ribeiro, Nailson Chaves, Nanja, Vivaldo Lima e Washington Falcão.