Governador inaugura e anuncia investimentos na Chapada Diamantina

O governador Jaques Wagner, em companhia dos secretários de Segurança Pública, César Nunes e o Secretário da Cultura, Márcio Meirelles, além do representante do governo federal, o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, estiveram na cidade de Lençóis no último sábado, 17 de maio, entregando obras e anunciando investimentos para a região da Chapada Diamantina. O deputado Zé Neto, que cumpria agenda na região, também participou das solenidades.

Em Lençóis Jaques Wagner inaugurou a Avenida Senhor dos Passos – reestruturada com recursos dos governos federal e estadual – e anunciou a construção de uma quadra poliesportiva e dos aterros sanitários de Lençóis, Palmeiras e Ibiqüera.

A Avenida Senhor dos Passos está de cara nova depois das intervenções que custaram R$ 1,5 milhão, com recursos do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contrapartida do governo baiano.

O trecho de 1,7 quilômetro que liga a entrada da cidade a ruas e becos, onde estão localizados pousadas e estabelecimentos comerciais, conta agora com novo calçamento, iluminação, dois quiosques e uma praça com bancos feitos com madeira de reflorestamento. O local possui também um chafariz e postes de iluminação.

CAMINHÕES

O governador também entregou quatro caminhões de tecnologia avançada foram à Chapada Diamantina para combater incêndios. Os veículos – que juntos representam um investimento de R$ 10 milhões – vão equipar o 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Os caminhões contam com uma aparelhagem moderna que permite o combate aos focos de incêndio nas margens da BR-242, muito comuns no período de estiagem, que começa em setembro.

Wagner afirmou que desde o período em que trabalhava no Pólo Petroquímico de Camaçari contribuía para minimizar os impactos do fogo na Chapada. “Doávamos luvas e outros objetos e hoje, como governador, tento contribuir ainda mais para a preservação deste local”, disse.

Em seu discurso, o deputado Zé Neto confessou a vontade que tem de envelher na Chapada Diamantina e destacou a beleza da cidade de Lençóis. “Há muitos anos esta região sofreu com os incêndios, mas agora, com esses carros de bombeiros, esta é uma situação com os dias contados. Lençóis, esta cidade de pedras que parece ser feita de pétalas pelo seu perfume, gente bonita e sua sensibilidade, merece toda a atenção do governo do estado”, diz Zé Neto.

INVESTIMENTOS

Além da Avenida Senhor dos Passos, o Programa Monumenta investe recursos na recuperação de casas e prédios públicos e privados do século 19.

A região vai contar com três aterros sanitários para tratamento do lixo, contribuindo para a preservação ambiental. Três terrenos já foram desapropriados em Lençóis, Palmeiras e Ibiqüera.

O governador lembrou ainda que a região vai ganhar um hospital, recuperação de estradas e investimentos no programa estadual de microcrédito (CrediBahia).

FÓRUM

Na visita a Lençóis, Wagner participou da abertura do I Fórum de Patrimônio Material da Bahia. O encontro reúne representantes dos governos federal e estadual, além de 220 prefeitos de municípios baianos, para discutir a conservação do patrimônio arqueológico, paleontológico e arquitetônico de diversas regiões do estado.

O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, destacou a importância de dar visibilidade aos patrimônios tradicionais regionais, como as manifestações culturais, os sítios arqueológicos e as construções antigas.

A fala do secretário foi reforçada em discurso pelo governador, que defendeu a harmonia dos novos projetos com os antigos equipamentos culturais. “Um povo sem tradição é um povo sem futuro”, disse.

Já o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, fez uma convocação aos prefeitos presentes ao seminário. “Fiquem atentos aos editais do Ministério da Cultura e inscrevam projetos para manter vivas as tradições regionais”, afirmou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323