Biodiesel e Agricultura Familiar são discutidos em Feira de Santana

Buscando conscientizar os agricultores, a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente promoveu seminário com representantes de entidades e associações de Feira de Santana e região.

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual José Neto (PT/BA), realizou na manhã de quarta – feira (28/02/07) seminário sobre Biodiesel e Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de diversas entidades, associações e representantes dos trabalhadores de vários municípios.

A escolha para a realização do evento na maior cidade do interior baiano justifica-se por seu posicionamento na faixa de transição do semi-árido brasileiro que funciona como transportes de produtos por sua estratégica localização, compreendendo assim, o maior entroncamento rodoviário de norte/nordeste. Além disso, Feira de Santana possui vasta aptidão ao cultivo de matérias - primas utilizadas na produção do novo combustível. A implantação de um novo combustível na Bahia ainda precisa convencer as lideranças dos trabalhadores para que eles retransmitam as informções no campo. “Nós vamos ficar encarregados de fazer este trabalho de evangelização”, conclui a dirigente sindical, Conceição Borges.

300 pessoas estiveram presentes no evento, dentre elas destacaram-se 60 Instituições (Associações, Entidades, Movimentos, Sindicatos, Colégios Estaduais, Prefeituras, Secretárias, ONGS, òrgãos Estaduais, Faculdades e Universidades) e a presença de representantes de 17 municípios. Temas, como: Biodiesel e a Inclusão Social, Matérias primas do Biodiesel e sua adoção pela agricultura Familiar, A agricultura familiar e sua inserção na cadeia produtiva do biodiesel no Estado da Bahia e Biodiesel: Ciência e Tecnologia para o semi – árido, forma discutidos durante todo o evento.

De acordo com o palestrante Ailton Florêncio, superintendente de Agricultura familiar da Secretária de Agricultura (SEAGRI), o Estado pretende fornecer a grupos organizados de produtores, máquinas esmagadoras que farão a extração do óleo para a produção do Combustível. Com isso, os agricultores poderão vender o produto já com algum beneficiamento e portanto, o melhor preço. Além disso, o processo gera sub-produtos que também poderão ser aproveitados, contribuindo também para o aumento da renda.

O Biodiesel, também chamado de combustível biológico é produzido a partir de fontes totalmente renováveis e pode ser extraído de gorduras animais ou óleos vegetais, sendo de fácil produção no Brasil por ser um país que possui em abundância, grande diversidade de sementes á exemplo da mamona, girassol e o pião manso. “O Biodiesel vem para o mundo como um grande alento e uma grande possibilidade. O país inaugura um novo tempo, de uma nova matriz energética, e o semi-árido, especialmente feira de Santana, deve abraçar a extraordinária oportunidade de produtividade e sustentabilidade”, afirma o presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente, deputado Zé Neto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323