Governador Wagner anuncia investimentos para Feira de Santana

O Governador Jaques Wagner esteve na tarde desta terça-feira, 08 de abril, em Feira de Santana para anunciar investimentos nas áreas de segurança pública, tecnologia e saneamento básico. O evento aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim e contou com a presença de muitas autoridades.

O governador, em companhia dos secretários César Nunes (Segurança Pública), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e Ildes Ferreira (Ciência, Tecnologia e Inovação) pousou de helicóptero no 35º Batalhão de Infantaria por volta das 14h30min e foi recebido pelos deputados Colbert Martins (federal) e Zé Neto (estadual). Logo após, a comitiva seguiu para o local do evento, que esteve lotado durante toda tarde.

O ponto principal dos investimentos foi anúncio do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Jacuípe e do Sistema Integrado de Abastecimento de Água no município. Serão quase R$ 100 milhões investidos com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal com contrapartida do Governo Estadual. Com estes investimentos a qualidade de vida e a infra-estrutura da cidade só terão a ganhar. Feira de Santana passará de 35% para 85% de cobertura de esgoto.

 COLETIVA

Antes do anúncio dos investimentos, o governador concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Dentre os assuntos comentados por Wagner, esteve a questão do Centro de Convenções, eleições municipais, recuperação das BR’s e a Dengue.

Segundo Wagner, as medidas necessárias para que o projeto do Centro de Convenções comece a deslanchar já estão sendo adotadas. “Nós recebemos o orçamento já pré-votado, não queremos ficar olhando para o passado, mas isso deve ser pontuado porque foi um valor alto demais. Vamos remanejar o orçamento e reduzir o custo do projeto para que não traga prejuízos, como os Centros de Salvador e Porto Seguro, por exemplo”, explica.

O governador garantiu que a parte do teatro do Centro de Convenções estará iniciando a partir do segundo semestre deste ano e que os salões de eventos terão o processo licitatório aberto para que empresas públicas e privadas possam gerir, formando uma parceria.

Um dos assuntos questionados pela imprensa feirense durante a coletiva foi a eleição municipal este ano. Segundo o governador Jaques Wagner, a sua posição é de apoiar os candidatos da base de sustentação do seu governo. Segundo o governador, caso ocorra em primeiro turno, a disputa entre candidatos do PMDB e PT, ele se fará presente nos dois palanques.

Questionado sobre uma possível aliança do PMDB e o ex-governador Paulo Souto, Jaques Wagner descarta qualquer entendimento desta natureza. “Não vejo porque procurar um derrotado para se unir a um governo vitorioso”, enfatiza.

As BR’s 116 e 324 também fizeram parte dos projetos anunciados para a Bahia durante a entrevista. “As licitações para a duplicação da BR 116 e a recuperação total da BR 324 e do Anel de Contorno serão realizadas em breve. Vamos ter que privatizar algumas rodovias porque, infelizmente, o Governo Federal não tem dinheiro para cuidar de todas as estradas, mas o preço do pedágio será barato e isso garantirá mais segurança para quem viaja”, destaca o governador.

A dengue ainda foi lembrada por Jaques Wagner, que aproveitou a imprensa para pedir a colaboração de toda população feirense no combate ao foco da doença. “Não há vacina contra a dengue, a dedetização feita nas ruas não mata o mosquito e as mais prejudicadas são as crianças. Convoco os governos Federal, Municipal e Estadual, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, para que tomem medidas preventivas junto à sociedade”, pede.

SEGURANÇA PÚBLICA

A visita do governador à Feira de Santana serviu também para entregar ao Corpo de Bombeiros e à sociedade, três caminhões, sendo que um deles é como o auto-florestal, capaz de apagar o fogo em mata fechada. A entrega destes veículos faz parte dos 31 caminhões que deverão estar sendo distribuídos em municípios da Bahia, após 20 anos sem renovação da frota.

“Estamos trabalhando para reequipar toda a área de segurança. Isso beneficia o profissional, que trabalha melhor com equipamentos de qualidade, e também a população”, disse o governador. O secretário de Segurança Pública, César Nunes, informou que o Governo do Estado está investindo na aquisição de 150 novas viaturas para toda a Bahia. Para Feira de Santana, virão ainda neste semestre, 30 para a Polícia Militar e 15 para a Polícia Civil.

De acordo com César Nunes, estão sendo treinados 3.200 soldados e haverá a incorporação de agentes na Polícia Civil, além dos projetos que estão sendo desenvolvidos para a melhoria do serviço de inteligência. Outra ação será a instalação de câmeras de vigilância no centro e nas principais avenidas da cidade, como forma de prevenir assaltos e roubos e aumentar a segurança da população.

Na oportunidade, o governador Jaques Wagner elogiou a iniciativa dos deputados presentes, Zé Neto e Fernando Torres que, nesta quinta-feira (10) vão a Brasília solicitar uma Delegacia da Polícia Federal para Feira de Santana.

CENTROS DIGITAIS DE CIDADANIA

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, anunciou a implantação de 22 Centros Digitais de Cidadania (CDCs), unidades do programa de Inclusão Sociodigital,

No total, a Bahia vai receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado, como turismo e tecnologia da informação e comunicação, dentre outros. Os Centros Digitais de Cidadania fazem parte da ampliação do Programa Cidadania Digital, que conta com 364 CDCs e permitiu sete milhões de acessos à internet apenas no ano passado.

São espaços públicos equipados com dez computadores, uma impressora e um servidor de rede que utilizam softwares livres e são conectados à internet, promovendo acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social.

A ampliação da rede de centros vai contemplar bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Em paralelo, a Secti está buscando fomentar o uso dos CDCs existentes pela população, incentivando a criatividade dos gestores das unidades.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323