O governador Jaques Wagner participou de três inaugurações na tarde de quarta-feira, (19/12), em Feira de Santana. O governador abriu oficialmente o primeiro Centro Vocacional Territorial Tecnológico da Bahia, no Ceteb, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou da solenidade de abertura do Centro de Formação Profissional Jayme Villas Boas Filho no Senai e inaugurou uma nova unidade no Hospital Clériston Andrade, a Unidade de Pacientes de Longa Permanência.
O primeiro compromisso foi uma visita ao Centro de Educação Tecnológica da Bahia (CETEB) onde vai funcionar o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT). Jaques Wagner anunciou mais 3,5 mil vagas anuais no ensino profissionalizante, com a criação do CVTT. O centro alia capacitação profissional à pesquisa e extensão tecnológica.
O segundo compromisso foi a inauguração do Centro de Formação Profissional Jayme Villas Boas Filho, que vai funcionar no Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O centro vai oferecer formação profissional nos segmentos de eletrônica, sistemas de potência e energia e automação. A inauguração do centro foi considerado como um importante passo na aproximação entre o Senai e a evolução industrial da região.
CLERISTON ANDRADE
O último e mais importante compromisso de Wagner em Feira de Santana foi a inauguração de uma Unidade de Pacientes de Longa Permanência no Hospital Clériston Andrade. Agora o hospital irá dispor de mais 60 leitos. O espaço pertencia ao Hospital Lopes Rodrigues e estava desativado. Foi uma construção em tempo recorde orçada em R$ 600 mil.
O governador Jaques Wagner afirmou estava cumprindo mais um compromisso feito na campanha eleitoral. Também foi anunciada durante a visita de Wagner a construção do Hospital da Criança já para o próximo ano.
O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, anunciou que serão contratados mais 100 profissionais para a Unidade de Pacientes de Longa Permanência, dos que fizeram o último concurso, e que em janeiro mais um contingente deverá ser chamado.
“As obras não param por aqui. Aos poucos pretendemos reformar todo o hospital, incluindo o refeitório, o necrotério, entre outros setores”, disse Solla.
“O hospital estava com sua capacidade comprometida, esse novo espaço servirá para desafogar o atendimento no setor de Emergência, que estava congestionado, e teremos ainda esse ano a inauguração de mais 23 leitos de UTI. Só estamos esperando os equipamentos chegar”, relatou Eduardo.
O deputado Zé Neto esteve empenhado pessoalmente para que o Clériston Andrade mudasse o perfil deixado pelo governo anterior, de completo abandono e sucateamento da unidade. “Desde o início do ano estamos pessoalmente empenhado na solução dos problemas no Hospital Clériston Andrade, por entender que a unidade é fundamental para Feira de Santana e região e muito está sendo feito, mas temos a certeza que muito há que se fazer e o governador Wagner e o secretário Jorge Solla sabem disso. Gostaria também de destacar o trabalho incansável do diretor Eduardo Leite na busca de um melhor serviço de saúde no Clériston Andrade”, destaca o deputado.