VII Caminhada do Folclore em Feira

 Preservação, alegria e esperança em uma manhã de cultura


O deputado estadual, Zé Neto, (PT/BA) participou da VIII Caminha do Folclore promovida pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), na manhã do último domingo, 19 de agosto, em Feira de Santana.O evento reuniu grupos de capoeira regional e de angola, aboiadores, baianas, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, burrinha, maculelê, samba-de-roda, reisado, bandinhas típicas e musicais, além de carroças com benzedeiras, reunindo num total de 200 grupos de toda a região.

Marcaram presença o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto; a diretora do Centro de Cultura e Arte (CUCA), Selma Oliveira; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira; o presidente da Fundação Egberto Costa, César Orrico; o Prefeito Municipal José Ronaldo; deputado federal, Colbert Martins entre outros políticos.

Zé Neto participou de todo percurso, caminhando em meio aos grupos, na Avenida Getúlio Vargas, lado a lado com o povo. O deputado trocou a comissão de frente e iniciou a caminhada de trás para frente. Ele externou sua alegria de poder participar mais um ano desse ato simbólico da cultura feirense.

“Não podemos deixar essa tradição acabar. São eventos como esses que resgatam a nossa identidade cultural. Não poderia deixar de participar dessa caminhada e fico muito feliz em ver uma multidão, numa manhã de domingo, participando ativamente desse momento cultural. Ressalto também o trabalho do CUCA e da UEFS, que esse ano foi muito mais notável e aponta para uma tendência de diálogo e ampliação desse movimento tão necessário para nossas almas”, declarou.

Incentivada pelo CUCA há oito anos, a Caminhada do Folclore tornou-se um evento popular esperado pela comunidade local, ávida a presenciar o desfile que carrega uma forte intenção dos grupos folclóricos que se esforçam para apresentarem o que têm de melhor. A cada ano cresce o número de participantes e de público para prestigiar a festa de cultura e de costumes populares.

O Folclore é comemorado no dia 22 de agosto em todo mundo. Independente de sua diversidade geográfica, ele é fruto de uma história construída pelos anseios, aspirações e esperança de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca sua verdade na identificação da cidadania, preservando seus valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323