No último dia 16 de agosto, o deputado Zé Neto, visitou o Centro Social Urbano (CSU), localizado às margens da BR 116 norte, no bairro cidade nova, em Feira de Santana, na companhia do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto e o atual diretor, recentemente designado, José Rocha.
O objetivo é fazer o levantamento de todas as dificuldades para em parceria com a Universidade e o Governo do Estado, recuperar aquele importante patrimônio para a sociedade, o CSU.
Atualmente o Centro Social Urbano enfrenta uma série de dificuldades, se não fosse a presença da Universidade Estadual de Feira de Santana, que tem com o CSU um convênio de parceria, o mesmo poderia estar fechado.
O passo para reconstrução existe, e no pensamento de Zé Neto a vinda de José Rocha para a direção e a retomada do estado, no sentido de ampliar o funcionamento do CSU, dará um outro vigor e uma outra conotação daquele bem público que hoje se encontra em dificuldade.
“A reforma do Centro Social Urbano perpassa muito além de interesses políticos, reflete a carência de uma população que sofre com a ausência de projetos sócio-culturais”, relata Zé Neto.
O Centro Social Urbano foi construído na década de 70, e muitas atividades sócio-culturais foram realizadas na unidade, durante muito tempo o CSU proporcionou aos feirenses uma opção a mais em esporte e lazer.
Atualmente, funcionam na unidade duas escolas, a Olga Noêmia mantida pelo município, da 1ª a 4ª série, e a outra pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Centro Educacional Básico da 5ª a 8ª série, a universidade ainda mantém uma clínica odontológica.
O parque esportivo vem sendo utilizado pela comunidade sem nenhum controle. Uma das principais reclamações de quem trabalha no local, a forma como o telhado foi construído, que apesar de ter sofrido algumas reformas, costuma gerar grandes transtornos ao chover, ocasionando muitas vezes, a suspensão das atividades.