III Congresso do PT oxigena o partido e reafirma valores históricos
O Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia deu início na noite desta sexta-feira, 03 de agosto, ao III Congresso Estadual do PT. O encontro que aconteceu na Faculdade de Arquitetura da UFBA em Salvador, teve a presença do governador do estado, Jaques Wagner, do ex-ministro da Defesa Civil, Waldir Pires, e reuniu secretários de governo, deputados federais e estaduais, entre eles, o deputado Zé Neto, prefeitos de diversos municípios baianos, vereadores, lideranças políticas e militantes petistas.
No segundo dia (04), o deputado participou do debate sobre Socialismo Petista, onde algumas teses foram apresentadas pelas plataformas do PT, entre elas estavam a Esperança Vermelha, Soberania Nacional, Construindo um Novo Brasil e Mensagem ao Partido. Além disso, Zé Neto se reuniu, juntamente com o deputado Zilton Rocha, com representantes do Setorial de Meio Ambiente para debater questões relativas ao atendimento das demandas por parte do governo e das próximas ações da Setorial, entre elas uma reunião no dia 24 de agosto, com local a definir, denominado "encontro pelas águas".
No domingo (05), terceiro e último dia do Congresso, Zé Neto se fez presente mais uma vez participando dos debates. O governador do estado, Jaques Wagner, abrilhantou o encontro onde fez um discurso emocionante enaltecendo o trabalho de base que é feito pela militância petista.
O Congresso é fruto da mobilização das direções partidárias e dos militantes que já realizaram as etapas municipais, e que agora partem para os encontros estaduais rumo ao 3º Congresso Nacional do PT. Este é o espaço em que são debatidos temas relacionados à organização e estratégia partidária.
Durante o fim de semana foram realizados encontros em 22 estados. Um levantamento preliminar aponta um total de 934 delegados para a etapa decisiva do Congresso que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro em São Paulo. Da Bahia, 46 delegados participarão da etapa nacional.
Confira abaixo os números preliminares de cada Estado:
Acre – 7 delegados
Alagoas – 9 delegados
Amazonas – 13 delegados
Amapá – 4 delegados
Bahia – 46 delegados
Ceará – 49 delegados
Distrito Federal – 14 delegados
Espírito Santo – 8 delegados
Goiás – 30 delegados
Maranhão – 9 delegados
Minas Gerais – 71 delegados
Mato Grosso do Sul – 11 delegados
Mato Grosso – 8 delegados
Pará – 25 delegados
Paraíba – 25 delegados
Pernambuco – 32 delegados
Piauí – 8 delegados
Paraná – 57 delegados
Rio de Janeiro – 44 delegados
Rio Grande do Norte – 5 delegados
Rondônia – 8 delegados
Roraima – nenhum delegado
Rio Grande do Sul – 58 delegados
Santa Catarina – 10 delegados
Sergipe – 9 delegados
São Paulo – 264 delegados
Tocantins – 10 delegados
Total – 834 delegados
Eleitos diretamente nas etapas municipais – 100 delegados
TOTAL GERAL – 934 delegados
Confira aqui no site as imagens do Encontro, no link "Galeria de fotos"!